O professor deve, ou não, aparecer nas videoaulas?

O professor nas videoaulas

Reflexão muito interessante sobre o professor aparecer ou não nas videoaulas que grava.

Oi Ana Maria (Nome fictício).

Pergunta muito interessante. Vou responder baseado em minha experiência como professor de sala de aula e internet.

Perguntei a meus alunos em sala de aula o que eles pensam sobre os vários tipos de videoaula. Meu objetivo era descobrir o modelo mais eficiente para eles. Tenho 180 alunos e todos participaram dessa enquete.

Eles responderam que preferem as videoaulas em que eu NÃO apareço, pois assim podem se concentrar na mensagem transmitida pela imagem projetada enquanto ouvem a explicação!

Quando apareço em tela cheia (Talking head) deixa de existir o estímulo visual (imagem do conteúdo). Isso diminui a eficiência do momento como transmissor de mensagem. Penso que um desenho, um gráfico ou fotografia podem contribuir MUITO para a compreensão de um dado conteúdo.

Quando apareço no canto da tela, com a imagem de conteúdo em tela cheia e o talking head pequeno, eles disseram que minha imagem os distrai e diminui sua atenção para aquilo que realmente importa: o conteúdo da videoaula.

Com base nas respostas deles, usuários finais das videoaulas, penso ser melhor utilizar o talking head apenas em momentos nos quais o conteúdo da videoaula é “menos importante”, ou mais informal. Ou seja, talking head deve ser usado apenas em momentos de apresentação do instrutor!

Tenho retomado essa pergunta com eles frequentemente e a resposta é sempre a mesma.

Sendo assim, penso que o talking head é importante nos momentos iniciais do curso, para que o aluno “conheça o professor” e crie certa proximidade. Porém, nas videoaulas “de conteúdo” propriamente dito penso que o talking head deve ser usado o mínimo possível.

Não podemos perder a oportunidade de aliar o estímulo visual (desenhos, fotos e infográficos) ao estímulo auditivo (nossa fala) usando-os simultaneamente em nossas videoaulas!

Espero ter contribuído para sua compreensão!

Abraços.

Carlos Eduardo.

 

Como criar videoaulas

Essa questão foi feita por um aluno do curso “Como criar videoaulas e editar vídeos”. Visite https://www.udemy.com/como-criar-videoaulas-e-editar-videos/

 

Agora peço sua ajuda!

O formulário a seguir leva a uma pesquisa sobre temas de interesse de professores, para que eu possa planejar os artigos futuros.
Você poderia respondê-la? Você poderia compartilhar com seus amigos professores?
O link é https://goo.gl/forms/2FSZ03UPOE5JM8PE3