O professor nas videoaulas
Reflexão muito interessante sobre o professor aparecer ou não nas videoaulas que grava.
Oi Ana Maria (Nome fictício).
Pergunta muito interessante. Vou responder baseado em minha experiência como professor de sala de aula e internet.
Perguntei a meus alunos em sala de aula o que eles pensam sobre os vários tipos de videoaula. Meu objetivo era descobrir o modelo mais eficiente para eles. Tenho 180 alunos e todos participaram dessa enquete.
Eles responderam que preferem as videoaulas em que eu NÃO apareço, pois assim podem se concentrar na mensagem transmitida pela imagem projetada enquanto ouvem a explicação!
Quando apareço em tela cheia (Talking head) deixa de existir o estímulo visual (imagem do conteúdo). Isso diminui a eficiência do momento como transmissor de mensagem. Penso que um desenho, um gráfico ou fotografia podem contribuir MUITO para a compreensão de um dado conteúdo.
Quando apareço no canto da tela, com a imagem de conteúdo em tela cheia e o talking head pequeno, eles disseram que minha imagem os distrai e diminui sua atenção para aquilo que realmente importa: o conteúdo da videoaula.
Com base nas respostas deles, usuários finais das videoaulas, penso ser melhor utilizar o talking head apenas em momentos nos quais o conteúdo da videoaula é “menos importante”, ou mais informal. Ou seja, talking head deve ser usado apenas em momentos de apresentação do instrutor!
Tenho retomado essa pergunta com eles frequentemente e a resposta é sempre a mesma.
Sendo assim, penso que o talking head é importante nos momentos iniciais do curso, para que o aluno “conheça o professor” e crie certa proximidade. Porém, nas videoaulas “de conteúdo” propriamente dito penso que o talking head deve ser usado o mínimo possível.
Não podemos perder a oportunidade de aliar o estímulo visual (desenhos, fotos e infográficos) ao estímulo auditivo (nossa fala) usando-os simultaneamente em nossas videoaulas!
Espero ter contribuído para sua compreensão!
Abraços.
Carlos Eduardo.
Como criar videoaulas
Essa questão foi feita por um aluno do curso “Como criar videoaulas e editar vídeos”. Visite https://www.udemy.com/como-criar-videoaulas-e-editar-videos/