Noções de ecologia – Teia alimentar

Teia alimentar

Todo ser vivo necessita de matéria-prima e energia para completar seu Ciclo de Vida. Elas são essenciais para o funcionamento, crescimento, regeneração e reprodução de células, tecidos, órgãos e organismos.

De onde vêm tais recursos?

Os vegetais (Produtores) absorvem a energia diretamente da luz solar e a matéria prima do ambiente em que vivem (Gás Carbônico da atmosfera, sais minerais e água do solo). Nesse processo são produzidos Glicose (açúcar), que armazena a energia, e Gás Oxigênio. Por essa razão eles são chamados de organismos produtores. Tal fenômeno é chamado de Fotossíntese.

Teia alimentar - Produtores

Os animais (Consumidores) absorvem a energia e a matéria prima ingerindo (consumindo) partes de outros seres vivos. Por essa razão eles são chamados de organismos consumidores. De acordo com a classificação de suas principais fontes de alimento (animais e/ou vegetais) eles podem ser:

  • Consumidores herbívoros – Alimentam-se primordialmente de vegetais. Ex.: Vacas, cavalos, capivaras, antas etc.
  • Consumidores carnívoros – Alimentam-se primordialmente de animais. Ex.: Tubarão, piranha, rãs e sapos, cobras, gaviões, gatos etc.
  • Consumidores onívoros – Alimentam-se de animais e vegetais. Ex.: Seres humanos e outros primatas (macacos), galinhas, porcos etc.

Teia alimentar - Consumidores

Os fungos e bactérias (Decompositores) absorvem a energia e matéria-prima necessários para completar seu ciclo vital decompondo restos de outros seres vivos. Nesse processo, parte da matéria-prima (sais minerais) é liberada no ambiente contribuindo para o enriquecimento e fertilidade do solo. Por essa razão solos de florestas, cobertos de de folhas em decomposição (húmus), são considerados ricos e férteis.

Resumindo

As relações entre seres vivos nas quais ocorre transferência de energia / matéria-prima de um organismo a outro são chamadas de Relações Alimentares. O conjunto de relações alimentares de um ambiente é chamado de Teia Alimentar.

Teia alimentar - Relações alimentares

Luta pela sobrevivência

Observe atentamente o mundo ao seu redor.

Todo ser vivo, do menor ao maior, de qualquer grupo, está sempre prestes a se alimentar ou servir de alimento a outro!

Tal relação presa/predador torna os ambientes uma constante arena de luta, na qual a sobrevivência de um pode depender da morte da outro.

Abraços.

Carlos Eduardo Godoy (Prof. Amparo).