Ser professor – Entrevista para a Revista Nova Escola em 2002

Carlos Eduardo Godoy

O que é “Ser professor”?

Hoje, ao arrumar papeis acumulados ao longo do tempo, encontrei uma Revista Nova Escola de 2002. Uma edição do mês de outubro com depoimentos de professores sobre o que é “Ser professor!”

Passaram-se mais de 15 anos, mas ainda me lembro dos detalhes da entrevista, da conversa com a repórter. Senti-me orgulhoso e feliz por ter escolhido tal carreira! Assim como me sinto ainda hoje!

Sou grato aos personagens desse caminho por tudo que aprendi! Sou especialmente grato aos meus alunos e ex-alunos por tudo que ensinaram!

Ser professor é conviver com desafios diários apresentados por crianças ávidas por conhecer e compreender o mundo. Juntos exploramos, investigamos, estudamos os fenômenos que nos cercam e buscamos respostas para perguntas até então não percebidas. Quando o interesse pelo mundo ao redor é despertado, olhos, ouvidos, narizes… mãos tornam-se instrumentos de investigação em busca de dados para tentar explicar as coisas.

Os recursos são outros, mas a essência do “ser professor” continua a mesma! Hoje tenho lousa digital, LMS (Canvas/Instructure), videoaulas, chromebooks, smartphones e diversas outras ferramentas de produtividade para alunos e professores que nos permitem ir muito além da sala de aula.

Em 2002 eu enviava boletins eletrônicos (e-mails) com curiosidades sobre as Ciências da Natureza. Hoje tenho blog, página no Facebook, canal no Youtube, galerias de fotos didáticas no Flickr, Instagram e Pinterest e diversas estratégias para levar as aulas para qualquer lugar e ao mesmo tempo levar o mundo para dentro da sala de aula.

A tecnologia está transformando nossa maneira de viver! A sociedade está mudando, as pessoas estão mudando, as escolas e alunos estão mudando… É preciso acompanhar tais mudanças!

Em meio a tantas e profundas mudanças, a tantos novos desafios que surgem, o professor continua sendo aquele “aprende ao criar situações de aprendizagem para seus alunos e vivenciá-las junto deles”.

Ser professor é aprender diariamente… Tenho orgulho de ser professor!

Sinto-me útil!