O que são videoaulas?
Videoaulas são aulas gravadas em formato de vídeo e, atualmente, distribuídas por meio da internet. Algum tempo atrás as videoaulas mais famosas eram aquelas do Telecurso 2º grau, transmitido pela TV.
Hoje em dia, com o surgimento do Youtube e popularização de câmeras e smartphones, qualquer pessoa pode criar seu próprio canal e produzir as próprias videoaulas. Você já tem o seu?
Elas são utilizadas como ferramentas que estendem a escola para muito além das paredes de uma sala de aula, sem limitações espaciais ou temporais para seu uso. Sua utilização possibilita, entre outras coisas:
- Aplicação da estratégia conhecida como Flipped-Classroom, ou Aula Invertida, em que videoaulas com conceitos fundamentais para a realização de determinada atividade são fornecidas aos alunos para que as assistam previamente em casa. Assim, os alunos preparam-se para aplicar os conhecimentos adquiridos por meio delas em atividades práticas e colaborativas realizadas em sala de aula. A aula torna-se muito mais dinâmica e interessante! Esse é um exemplo de metodologia ativa!
- Utilização de videoaulas como material de estudo para os alunos realizarem revisões, posteriores às aulas de um certo tema, mesmo fora do ambiente escolar. Essa modalidade é utilizada em períodos de exames escolares, em que todo estudante busca rever a matéria do período e que será avaliada.
- Realização de cursos totalmente virtuais, sem que o aluno participe de aulas presenciais. Essa modalidade de ensino está se tornando bastante comum e tem sido adotada por universidades famosas que oferecem cursos de extensão universitária.
Em qualquer situação de uso, acredito que as videoaulas sejam muito mais que mero modismo tecnológico. Elas vieram para ficar, estão ganhando espaço e tornam-se cada vez mais essenciais ao processo de ensino-aprendizagem.
Quais são os principais tipos de videoaulas?
Inicialmente as videoaulas eram gravações de aulas normais ministradas em classe. Após a filmagem, elas eram editadas e publicadas na web. Posteriormente, passaram a ser planejadas e gravadas especialmente com essa finalidade, utilizando diferentes ferramentas e estratégias.
Atualmente encontramos:
- Aulas normais, curriculares, gravadas na própria sala e publicadas, com ou sem produção especial.
- Aulas gravadas na própria sala, mas com o objetivo específico de publicação na web. São produções mais elaboradas, que podem combinar a lousa com slides do Power Point e até animações sofisticadas.
- Apresentações de slides narrados pelo professor, que pode aparecer ou não. Esse é um modelo cada vez mais fácil de ser produzido pelo próprio professor, mesmo com pequena infraestrutura.
- Gravações de telas de tablets, feitas com aplicativos também bastante simples de utilizar.
Quais são as características de uma boa videoaula
Boas videoaulas devem seguir os princípios de uma boa aula em classe:
- Apresentar o conteúdo de forma clara, objetiva e organizada.
- Utilizar estímulos visuais e auditivos que levem o aluno a armazenar memórias de diferentes tipos relacionadas ao conteúdo estudado.
- Questionar o aluno criando conflitos cognitivos que o levem a refletir sobre o seu saber, o seu pensar e o seu fazer. O que já sei sobre o assunto em questão? O que deveria saber e ainda não sei? Como posso vir a saber o que preciso?
- Auxiliar o aluno a organizar seu conhecimento relacionando-o a situações significativas de seu cotidiano.
- Apresentar propostas e desafios para que o aluno vá além do que aprendeu e expanda seu conhecimento.
Etapas da elaboração
Assim como todo projeto, videoaulas devem ser planejadas e elaboradas com atenção, de modo a atingir os objetivos da Sequência Didática de que fazem parte.
As principais etapas de sua elaboração são:
- Planejamento e definição de objetivos – A quem se destina? Como será utilizada? Em que contexto? Com que objetivo?
- Preparação do material e esboço dos slides – Seleção de imagens e textos de apoio.
- Elaboração dos slides – Inserção das imagens e textos, diagramando-os de forma equilibrada e atraente.
- Gravação ou narração dos slides – Gravar a aula com apoio dos slides e transformá-la em filme.
- Edição do vídeo – Seleção e montagem de cenas com boa qualidade técnica.
- Publicação na web – Fazer upload para o Youtube, Vimeo, Udemy ou LMS.
Recursos necessários
Ao falar sobre a produção de videoaulas, vou considerar o modelo em que o professor narra uma sequência de slides, como se estivesse dando a aula em classe.
Para elaborar esse tipo de material são necessários:
- Computador (desktop ou notebook).
- Microsoft Power Point, Google apresentações ou similar.
- Software para editar vídeos. Ex.: Movavi Vídeo Suíte.
- Software para gravar a tela de seu computador. Ex.: Movavi Vídeo Suíte.
Como fazer videoaulas
Produzir videoaulas é algo muito mais simples do que pode parecer!
Imagino que a maioria dos professores já tenha alguma experiência com a elaboração de slides no Power Point, afinal de contas eles podem ser excelente material de apoio durante as aulas, desde que bem feitos.
- Com os slides prontos, você deve clicar no botão “apresentação de slides”.
- Ao mesmo tempo, deve “ligar” um software para gravar a tela de seu computador.
- Em seguida, com o gravador de telas capturando sua aula, você deve “dar a aula”, ou narrar os slides, enquanto sua voz é gravada juntamente com aquilo que aparece na tela do monitor.
- Ao final da “aula”, você deve desligar o programa que grava a tela e salvar o arquivo de vídeo resultante.
- Esse arquivo deve ser editado e publicado em seu canal no Youtube ou LMS.
Simples, não? Pois é isso mesmo!
Finalizando
O uso planejado de videoaulas traz benefícios inegáveis a professores e alunos, facilitando o trabalho de uns e melhorando a eficiência de outros.
Acredito que esse recurso criou um novo mundo na educação, possibilitando o acesso de material educativo de qualidade a pessoas de qualquer local do planeta, desde que tenha acesso à web.
Leia também o artigo sobre Flipped Classroom e o artigo sobre Sequências Didáticas. Neles, você poderá conhecer algumas modalidades de uso de videoaulas. O artigo “O que é Ensino Híbrido” também é interessante e complementará sua leitura.
Pense a respeito.
Abraços.
Carlos Eduardo Godoy (Prof. Amparo).
Como criar videoaulas e editar vídeos – Curso na Udemy
Formação continuada de educadores