Álbum de Figurinhas de Ciências da Natureza

Você já parou para pensar no tempo que as crianças investem em brincadeiras com figurinhas?

Tenho consciência de que é possível usá-las de maneira útil e trabalhar habilidades como observar, identificar, descrever, classificar, seriar, ordenar, selecionar, comparar, parear, relacionar e muitas outras!

Mas… figurinhas de futebol?

Que tal usar a mesma ideia, o mesmo procedimento, a mesma estratégia, e trabalhar com figurinhas cujo conteúdo tenha alguma relação com os currículos de Ciências da Natureza?

Sou biólogo e professor de Ciências da Natureza. Costumo fotografar elementos da natureza (vivos e não vivos), fenômenos naturais, ambientes preservados e toda cena que eu considere interessante para ser trabalhada em sala de aula!

As imagens têm o poder de despertar o interesse das crianças, cativar sua atenção, fazer sua “cabeça pensar e ficar cheia de perguntas”. Quando apresento uma nova foto em aula, os alunos logo ficam agitados e perguntam: – Wow, prof! O que é isso?

A partir desse momento o caminho da aula está pavimentado! Eles perguntam! Eles querem saber! Tenho apenas que orientar as perguntas e respostas de um lado para outro! Tenho um mural de fotos na parede, que são trocadas regularmente, que é usado o tempo todo como material de apoio nas mais variadas aulas! Sempre há alguma imagem que desperta o interesse das crianças e gera perguntas que mobilizam todo o grupo em discussões, argumentações, bastante ricas!

Conceitos como “forma e função de estruturas nos seres vivos“, “relações alimentares (predação)“, “comunidades de seres vivos (habitantes) em diferentes ambientes“, “animais e vegetais que fazem parte de nosso cotidiano“… e muitos outros temas contribuem para enriquecer o ambiente de aprendizagem e torná-lo mais interessante e desafiador para os alunos.

Tenho MUITAS fotos interessantes, e também pequenos vídeos e videoaulas, que utilizo regularmente em minhas aulas de Ciências da Natureza. É um material fantástico que certamente contribui para cativar os alunos e envolvê-los nas aulas.

Penso que tal material pode contribuir para enriquecer o trabalho de meus colegas professores de Ciências da Natureza, na Educação Infantil, no Fundamental I e II e até mesmo Ensino Médio.

Decidi compartilhar gratuitamente, de forma organizada e orientada, esse material. Não vou ceder as fotos originais, apenas o material produzido com elas. Vou compartilhar para uso não comercial! A condição é que meu nome (marca d’água) seja mantido nas imagens. 

O primeiro material será um conjunto de CARDS (Figurinhas de Ciências da Natureza). Eles estão disponíveis para download gratuito aqui em meu Blog pessoal. Já produzi alguns. Pretendo publicar diariamente um novo card! Serão MUITOS!

Clique sobre as imagens para vê-las em tamanho maior. Imprima-as e monte um mural com elas! Ou faça um jogo de cartas! Em cada uma eu coloco algumas informações básicas que orientam um primeiro olhar para o elemento representado. Faça perguntas sobre elas! Estimule seus alunos a fazerem perguntas! Estimule-os a argumentar a respeito do conteúdo dos cards!

Use-as para conquistar seus alunos e despertar em cada um deles o desejo de investigar e saber mais! Oriente-os em projetos de investigação sobre os elementos de cada imagem!

Leve o mundo para dentro de sua sala por meio das fotos! Faça de seu mural uma grande janela para o mundo!

Tenho muitas fotos! Vou alimentar esta galeria regularmente com material que pode ajudá-lo a enriquecer seus cursos, aulas e fichas. Peço apenas que mantenha nas imagens a marca d’água que me identifica como autor e o endereço do blog.

Caso você tenha interesse em alguma imagem ainda não publicada, entre em contato. Talvez eu a tenha pronta!

Vamos despertar em nossos alunos o interesse pelo mundo em que vivem!

Sugiro a leitura de outros artigos relacionados ao desenvolvimento do olhar investigativo, à leitura de imagens e ao pensamento questionador/crítico/investigativo.

Abraços.

Carlos Eduardo Godoy (Prof. Amparo).

 

 

Agora peço sua ajuda!

O formulário a seguir leva a uma pesquisa sobre temas de interesse de professores, para que eu possa planejar os artigos futuros.
Você poderia respondê-la? Você poderia compartilhar com seus amigos professores?
O link é https://goo.gl/forms/2FSZ03UPOE5JM8PE3