Agenda 2030 – Em busca de um futuro sustentável

O que é a Agenda 2030?

A Agenda 2030 é um plano de ação para a humanidade, um conjunto de metas a serem atingidas até 2030, com o objetivo de viabilizar a existência harmoniosa da humanidade no Planeta Terra.

Embora todos os seres humanos tenham como objetivo uma melhor qualidade de vida, a busca por essa situação tem levado a situações em que poucos a alcançam e a grande maioria sofre deficiências em muitos aspectos de sua vida.

Nos últimos séculos nossas ações têm causado grandes impactos ambientais, seja pelo consumo desenfreado de recursos naturais, seja pelo despejo contínuo de poluentes diversos, seja pelo desmatamento sem controle, seja pelas guerras e outras disputas por poder, seja pela desigualdade social e tantos outros desafios a serem enfrentados.

Mesmo aquele mais preocupado com o equilíbrio planetário ainda tem sua pegada ecológica, pois todos necessitamos de espaço, água, alimentos e diversos outros recursos extraídos do planeta.

As metas propostas sugerem reflexão e mudança de hábitos para minimizar a desigualdade, oferecer dignidade a todos, harmonizar as relações entre todos os seres humanos e recuperar o equilíbrio ecológico no planeta.

 

Como surgiu a Agenda 2030?

Ela foi concretizada em setembro de 2015, na Cúpula das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, durante a 70a sessão da Assembléia Geral da ONU, como consequência de debates que se iniciaram na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Rio + 20, em 2012.

A Agenda apresenta 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que abrangem as dimensões social, ambiental e econômica de forma integrada e indivisível ao longo de todas as suas 169 metas.

O prazo acordado entre todos os países para o cumprimento dessas metas é o ano de 2030, quinze anos após a assinatura do acordo.

 

Qual é a importância da Agenda 2030?

O cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) é considerado essencial para a manutenção da qualidade de vida no planeta ao longo do século XXI.

À medida que a humanidade aumenta de tamanho aumenta também a demanda por espaço e recursos naturais, aumentando o potencial de conflitos e impactos ambientais ainda maiores.

É preciso refletir sobre o caminho percorrido até o momento e, na encruzilhada atual, tomar as decisões e realizar as ações que possibilitem o reequilíbrio planetário.

 

ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030

Cada um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) busca cuidar de um aspecto a ser tratado.

Clique no link AGENDA 2030 para ler a íntegra do documento e a descrição de cada objetivo.

 

Saiba mais

Agenda 2030 – http://www.agenda2030.com.br/aagenda2030.php

ODS – https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/

PNUD – http://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/post-2015.html

 

Agora peço sua ajuda!

O formulário a seguir leva a uma pesquisa sobre temas de interesse de professores, para que eu possa planejar os artigos futuros.
Você poderia respondê-la? Você poderia compartilhar com seus amigos professores?
O link é https://goo.gl/forms/2FSZ03UPOE5JM8PE3